--> ONG incentiva adoção de cães | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

ONG incentiva adoção de cães | Apelo Canino

04/04/2019

Evento marcado para domingo visa a aproximar animais de rua a possíveis “pais”

Pelo menos 6 mil cachorros sem dono declarado perambulam pelas ruas de Montes Claros. A estimativa é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Na tentativa de reduzir esse preocupante contingente, a ONG Apelo Canino pro move no próximo domingo uma feira de adoção de animais. Oportunidade também para quem busca um pet pra chamar de seu.

O evento será das 16h às 18h, no estacionamento norte do Montes Claros Shopping (avenida Donato Quintino, 90, bairro Cidade Nova).

A Apelo Canino é Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos, que divulga e promove a conscientização acerca de cuidados, posse responsável e controle populacional de animais. Ainda tem como atividade fornecer abrigo temporário a animais abandonados, maltratados ou prejudicados de alguma forma. Desde 2010, a ONG já resgatou 660 animais, fez a castração segura de 620 e conseguiu garantir um lar para 500 deles.

Márcia Valadares, presidente da Apelo Canino, afirma que “o evento é aberto ao público e quem quiser contribuir para a manutenção do trabalho da ONG pode doar cobertores, toalhas, coleiras, caminhas, ração, itens de limpeza, remédios, ou adquirir produtos como camisetas, canecas, adesivos, quadrinhos, entre outros que estarão à venda no local”.

Segundo Márcia, o principal objetivo da feira é promover o estímulo à adoção e guarda responsável de animais na cidade. Ela conta ainda que serão levados aproximadamente 20 animais para a feira, mas no abrigo existem mais de 80 aguardando acolhimento.

“Todos os cães serão adotados já castrados e vacinados, como parte da iniciativa da guarda responsável, que é um dos nossos grandes focos”, diz a presidente da ONG.

Os interessados em dar um lar para os animais devem possuir os seguintes requisitos: morar em Montes Claros; preencher questionário prévio de adoção e entrevista; apresentar RG e comprovante de residência; ter acima de 21 anos e permitir visita ao local onde o animal viverá, antes e depois da adoção.

SAÚDE PÚBLICA
Márcia explica que a adoção de animais que hoje vivem nas ruas, sem s cuidados adequados, é uma forma de evitar proliferação de doenças como a leishmaniose, que teve alta de casos na cidade nos últimos meses.

“É um tema urgente e que exige o desenvolvimento de processos educativos com a população em geral, dada a sua relevância na promoção da qualidade da vida humana, assim como também da vida animal”, pondera, frisando a importância também do controle populacional de animais.

É a primeira vez que a feira é realizada e, segundo a presidente da ONG organizadora, outras virão. “Já temos até a próxima data, que será uma ação nacional, o Dia da AdoCão, no último final de semana de maio”.

Outras informações no site apelocanino.org ou na página da associação nas redes sociais.

Fonte: O Norte



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.