fbpx --> Montes-clarenses aderiram à proposta fixada pela ONU | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

Montes-clarenses aderiram à proposta fixada pela ONU | Apelo Canino

01/01/2020

Os montes-clarenses aderiram ao projeto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recolheu várias mudas e sementes para serem plantadas pela cidade, procurando a melhoria do meio ambiente. Ontem de manhã, o Movimento ODS Montes Claros, formado pelo Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil, Rotary Clube Liberdade, a ONGs Ovive e Revitaliza Moc e várias outras entidades distribuíram mais de 1.000 saquinhos com sementes e mudas. Várias pessoas enfrentaram o forte sol da manhã de ontem para pegarem as sementes e mudas.

O pedreiro Antônio Ataíde Alves, residente no bairro Cidade Industrial, fez questão de pegar uma muda de Ipê para plantar no distrito de Engenheiro Dolabela, na zona rural de Bocaiuva, pois afirma que o local está precisando de árvores, tendo em vista os danos ambientais. Ele elogia a iniciativa de encerrar um ano e iniciar outro com a distribuição de mudas e sementes, pois afirma que o clima está quente demais em todo Norte de Minas e há necessidade de arborização. A dona de casa Maria Neusa afirma que esse tipo de ação deveria ocorrer maior quantidade de vezes na cidade, pois, sem dúvidas, melhora o clima de Montes Claros.

O casal Gerson Nestor e Ludimila Guedes foi até a Praça Doutor Carlos para pegar duas mudas de Ipê Roxo, uma para plantar em frente à residência, na Rua Bocaiuva, área central da cidade e outra na zona rural. Eles lembram que a cidade precisa desse tipo de ação, pois não é arborizada como deveria e ainda ajuda a revitalizar ambientalmente a cidade. Saíram sem as duas mudas desejadas, mas o compromisso da Ovive de doar quantas desejarem ainda hoje. Pedro Pereira também pegou as sementes e garante que espalhará na área que tem na periferia da cidade.

Um dos coordenadores do projeto, o montes-clarense Ítalo Mendes Bichara, que é funcionário efetivo do Ministério do Turismo, mas executa projeto no Norte de Minas nos últimos dois anos, explica que as sementes estão sendo distribuídas na hora certa, pois quem plantar agora verá a germinação com a chegada das chuvas em janeiro. Ele salienta que pela sua capacidade e potencialidade, Montes Claros teria condições de ser uma cidade sustentável, desde que haja interesse do Poder Público e apoio da comunidade. Nos próximos dias serão distribuídas mais 4.000 sementes, com um kit orientando sobre os objetivos sustentáveis.

Essa ação chama a atenção da população para a importância da implementação a nível local dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, conforme recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecidos como Objetivos Globais ou Agenda 2030. Por isso, todo esforço para nos 10 anos pela frente Montes Claros mudar de ideia e ter foco ambiental. Lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio de 193 países, são um chamado universal para proteção do planeta, para erradicar a pobreza e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade, conforme expresso no documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Organizado em 17 objetivos e 169 metas são um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz, promover a liberdade, e reconhece a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões como o maior desafio ao desenvolvimento sustentável. Mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental, e requer uma parceria global, com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, e mídia para a sua implementação.

Fonte: Gazeta Norte Mineira



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.