--> Contato com cães pode prevenir asma em crianças, diz estudo | Apelo Canino | Apelo Canino Skip to main content

Contato com cães pode prevenir asma em crianças, diz estudo | Apelo Canino

Pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que certos micróbios transportados no pelo dos cachorros podem gerar imunidade contra asmas em bebês

Crianças expostas a certos micróbios transportados por cães podem adquirir imunidade contra a asma, de acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A teoria foi apresentada durante a conferência General Meeting of the American Society for Microbiology, que ocorreu em São Francisco em junho.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores usaram três grupos de ratos. O primeiro foi exposto a casas que possuem cachorro e, em seguida, a um vírus chamado Vírus Sincicial Respiratório, muito comum em crianças e associado ao alto risco de desenvolver asma. O segundo grupo foi exposto apenas ao vírus, e o terceiro não foi exposto a nada.

Somente o primeiro grupo se mostrou imune ao microorganismo. “Os ratos que tiveram contato com cachorros não apresentaram sintomas associados ao Vírus Sincicial Respiratório, como inflamação e produção de muco nas vias aéreas”, explica Kei Fujimura, membro da equipe de pesquisa. As bactérias presentes no sistema gastrointestinal destes ratos também eram diferentes.

A pesquisa sugere que o sistema imunológico dos ratos é alterado após a exposição a cachorros domésticos. O próximo passo, de acordo com os cientistas, é identificar qual espécie de micróbio presente no pelo do cão é de fato responsável por esta proteção contra o vírus. A equipe já analisou o intestino de animais domésticos e, em breve, deve detalhar melhor essa reação.

A esperança dos pesquisadores é de, ao descobrir o micróbio específico pela proteção, melhorar o conhecimento sobre as doenças alérgicas ou até mesmo desenvolver vacinas para vírus respiratórios. O estudo ainda não foi publicado em revistas especializadas.

Fonte: Revista Época



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.