Skip to main content

Zoonoses faz controle da população de cães e gatos em Montes Claros

28/10/2016

O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros, desde julho deste ano realiza um trabalho nas ruas da cidade para captura de cães e gatos abandonados pelos donos. Segundo levantamento da secretaria municipal de Saúde, o número de animais na cidade chega a 80 mil, sendo 65 mil cães e 14 mil gatos. Mas, com a lei municipal de 2014, o CCZ tem trabalhado para retirada destes animais das ruas e para o controle e combate de doenças.

Segundo o coordenador da CCZ, Edvaldo Freitas, em média 30 animais são recolhidos por semana.

Eles são vacinados, recebem um microchip de identificação. Além disso, passam pelo processo de vermifugação e castração. Depois disso, estes animais ficam disponíveis para adoção – explica.

De julho até setembro deste ano, mais de 200 cães e gatos foram imunizados. Desse número, mais de 50% são cadelas, esclarece o coordenador.

Mas, apesar destas atividades em campo, ainda é grande o numero de animais que estão ou foram abandonados nas ruas. Outro agravante apontado pelo coordenador é que 20% destes animais são diagnosticados com Leishmaniose visceral (calazar), e têm que ser sacrificados.

AÇÃO
Para ajudar neste trabalho de controle as Ongs, juntamente com o CCZ, estão trabalhando com ações para estimular a adoção dos animais já tratados pela entidade.

– A ideia é minimizar o crescente problema de abandono e superlotação com feiras semanais de doações. Já que temos um custo elevado para fazer este controle, o gasto é de R$350 com cada animal, inicialmente só os de rua são assistidos, mas o desejo é estender este trabalho também aos cuidadores e protetores.

A diretora do Apelo Canino, Ivana Lima, explica que é um grande avanço promover esta parceira entre as entidades e o CCZ, mas que mesmo assim há muitos desafios a serem vencidos quando o assunto é zelar e cuidar dos animais.

– A nossa ong, por exemplo, atende cerca de 60 cães. Todo o trabalho aqui é voluntário. Temos uma demanda grande lá fora que não podemos atender.

A diretora mencionou ainda sobre uma audiência pública que tratou da proteção dos animais, realizada em dezembro de 2015, onde prefeito Ruy Muniz falou sobre o processo de controle de natalidade de cães e gatos e assinou a homologação de um processo licitatório que selecionou a empresa que seria responsável pela construção de Centro de Castração Municipal, que também seria usado como abrigo para os animais tratados, até a adoção. Na ocasião, Muniz afirmou que a licitação foi realizada e que auatro empresas foram selecionadas para a castração de 4 mil animais.

Fonte: O Norte



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.