--> Zoológico de Montes Claros será transformado em Centro de Triagem de Animais Silvestres | Apelo Canino Skip to main content

Zoológico de Montes Claros será transformado em Centro de Triagem de Animais Silvestres

20/08/2018

O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, Henri Dubois Collet, vistoriou a estrutura do Zoológico de Montes Claros para iniciar as adaptações de construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Segundo ele, a estrutura é excelente e será mais simples fazer as adaptações necessárias para o funcionamento do CETAS, construindo bloco cirúrgico e consultórios, do que edificar um Centro de Triagem em outro espaço.

A Prefeitura aprovou a proposta do IEF de usar o espaço do Jardim Zoológico de Montes Claros, que será cedido pelo Município, para abrigar animais silvestres capturados, resgatados ou entregues, vindos de locais inapropriados, como áreas urbanas ou o cativeiro. No Centro de Triagem os animais passarão por recuperação, no caso de estarem machucados, e por triagem, para serem catalogados e identificados antes de serem devolvidos à natureza. A ação é importante para a preservação de diversos animais em iminência de extinção, e trará mais espaço para os estudos e cuidados destes animais.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, esta parceria entre a Prefeitura e o IEF é o melhor caminho para os dois lados. “É bom para todo mundo. Para o Município, que terá uma economia significativa, já que a Prefeitura tem um gasto de manutenção com o Zoológico, mesmo ele estando fechado para visitação pública, de quase R$ 300 mil por mês, e para o Estado, que encontrará um espaço praticamente pronto para fazer seu Centro de Triagem de Animais Silvestres”, comemorou Ribeiro, informando que um termo de comodato entre o município e o estado, com a cessão do espaço do zoológico por 30 anos, deverá ser assinado nos próximos dias.

CETAS – Possui a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas com animais recebidos ou capturados.

Após serem apreendidos pelos órgãos ambientais, animais silvestres transportados ilegalmente ou mantidos em cativeiro são encaminhados para o centro de triagem, onde permanecem por 40 dias, período em que recebem tratamento e passam por uma espécie de readaptação para que sejam libertados novamente na natureza. Durante a “quarentena”, eles devem ficar isolados, recebendo apenas os cuidados de biólogos, veterinários e outros profissionais. As visitas ao local serão monitoradas e restritas a estudantes de escolas do ensino fundamental e médio.

Fonte: Prefeitura de Montes Claros | Ascom



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.