Skip to main content

Vítimas de mordidas de animais devem procurar atendimento nas UBS

26/07/2016

Os moradores de Montes Claros vítimas de mordidas de animais (normalmente cães, mas também gatos, macacos e até morcegos) tinham, até bem recentemente, como referência neste tipo de atendimento o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU).

Porém, há cerca de um mês, a orientação mudou, e todos os pacientes mordidos por animais devem, agora, procurar para o primeiro atendimento a Atenção Primária, ou seja, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima da residência do morador.

São nas ESFs que as vítimas receberão atendimento médico e também encaminhamento para as Salas de Vacinação do Município, quando for o caso. Apenas casos mais graves serão encaminhados para o HU, para a realização de sutura e aplicação do soro antirrábico. Outros casos receberão apenas algumas doses da vacina antirrábica, dependendo da extensão do ferimento, sendo que em algumas situações a aplicação da vacina nem é necessária.

Ainda assim, a recomendação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas vítimas de mordidas de animais procurem atendimento, já que o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas para os municípios baseado no número de notificações.

Em 2015, foram realizados 1961 atendimentos de pacientes vítimas de mordidas de animais no município.

Fonte: O Norte



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.