Skip to main content

SEM DONO: Cidade tem muitos cães abandonados

22/02/2016

Com a proibição desde 2012 da eutanásia em animais sem laudo médico e os exames necessários, aumentou o número de cães abandonados nas ruas de Montes Claros, o que é um problema de saúde pública já que esses animais podem transmitir raiva e calazar. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Estimativa do ano passado é de que eles somam mais de 66 mil. Antes da lei, 60% dos donos levavam animais doentes ao CCZ para o procedimento.

Agora sem poder levá-los ao CCZ, os donos abandonam os animais à própria sorte nas ruas da cidade. Para complicar a situação, os ministério da Saúde e da Agricultura não autorizaram nem subsidiaram os municípios para tratamento contra o calazar. A eutanásia sem dor ocorre apenas após os devidos procedimentos e exames veterinários.

É Crime

O CCZ lembra que abandonar animais ruas é crime previsto na lei, podendo levar o autor a prisão por seis a um ano. O animal abandonado nas ruas além de sofrimento, passa por situações de acidentes e transmissão de doenças.

Quanto a castração dos animais em situação de abandono, necessária para impedir a proliferação, a Prefeitura de Montes Claros realizou em 2015 três chamadas públicas para clínicas veterinárias, sendo que duas foram selecionadas dentro dos critérios de documentação e transparência. O Centro cirúrgico que será construído na sede do CCZ já foi homologado pelo Executivo. Ao ser castrado, o cão receberá chip de identificação.

O CCZ informa que atualmente existe um alto índice de abandono principalmente de cães nas ruas de Montes Claros. Isto hoje é previsto pela LEI como crime, que pode levar a prisão do autor de seis a 1 ano. O animal abandonado nas ruas além de sofrimento, passa por situações de acidentes e transmissão de doenças como o próprio calazar.

Fonte: Jornal de Notícias



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.