Skip to main content

Prefeitura promove I Semana de prevenção ao calazar

26/10/2009

A prefeitura de Montes Claros, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, promove entre os dias 24 e 29 de outubro a I Semana de Prevenção a Leishmaniose Visceral (calazar).

O calzar é uma doença grave, é transmitida ao homem pela picada de um inseto, o Flebótomo, que ao picar um cão doente e ingerir o parasita “leishmania”, pode infectar além de pessoas outros cães sadios. Segundo Ezequiel da Silveira, referência técnica da Epidemiologia da SMS, “mesmo contaminados alguns cães são aparentemente saudáveis”, ou seja, qualquer animal, que não tenha sinais externos da doença, pode ter o parasita e oferecer risco ao homem.

A I Semana de Prevenção é um trabalho de intensificação no combate ao calazar, segundo Jeziel de Quadros, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), será um trabalho também de conscientização, “a data é só para iniciarmos o trabalho, mas temos programação durante todo o mês de novembro”. De janeiro até agora, o setor de Epidemiologia da SMS, notificou 27 casos de LV, com uma morte em abril. Já no mesmo período do ano passado, foram registrados 32 casos, também com um morte.

No final de outubro e durante o mês de novembro o CCZ realizará várias ações voltadas para a prevenção ao calazar como: intensificação dos trabalhos educativos com visitas domiciliares em bairros com prevalência canina acima de 10% e levantamento ambiental mais propício para proliferação do vetor; envio às escolas particulares, estaduais e municipais de solicitações para trabalhar o tema de prevenção à leishmaniose; cartas educativas serão enviadas aos templos religiosos para alertar os fiéis sobre os cuidados e prevenção; stands educativos serão montados na praça dos Jatobás, Restaurante Popular, Mercado Municipal e Praça de Esportes; a Zoonoses se reunirá com a população das áreas com maior risco de transmissão do calazar; serão promovidas palestras em escolas estaduais, municipais e particulares, associações de bairros e empresas.

Na abertura da I Semana de Prevenção ao calazar será feita uma passeata com animação de fanfarra, neste sábado, 24. A concentração é na Praça da Catedral, com saída às 8:00 hs, e caminhada por algumas ruas do centro da cidade até a Praça Doutor Carlos, com apresentação da Banda do 10° Batalhão, stands educativos e panfletagem.

No dia 27, 12 educadores em saúde farão a capacitação em Leishmaniose Visceral, para médicos das Unidades Básicas de Saúde, das 8:00 às 12:00 hs e 14:00 às 18:00 hs no auditório da SMS. Já foram promovidas capacitações no Exército de Montes Claros e UFMG.

Será promovida também blitz educativa com agente caracterizado de mosquito Flebótomo, entre os dias 26 a 29 de outubro. No dia 26 a blitz estará em frente ao All time, avenida Mestra Fininha das 7:00 às 11:00 hs, no mesmo dia das 13 às 17:00 hs a blitz educativa estará no Shopping Ibituruna; dia 27 pela manhã, estará no Bretas da Coronel Prates, a tarde será no Mercado Central; dia 28 pela manhã na Socomil, avenida Artur Bernardes e no período da tarde estará no Shopping Center e dia 29 pela manhã no shopping popular e a tarde na Praça de Esportes. Além desses locais a blitz educativa estará também na Unimontes e nas faculdades Ibituruna, Santo Agostinho e Funorte.

Fonte: Ascom | Prefeitura Municipal de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.