Skip to main content

População de cães de Montes Claros (MG) ultrapassa 60 mil

11/04/2008

A população canina de Montes Claros (MG) é atualmente de 62.157 cães e 13.985 gatos. Segundo um dos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses, Joel Fontes de Souza, constantemente um trabalho educativo é feito na cidade com os criadores de cães independente da raça.

Ele revela que diariamente são recolhidos aproximadamente entre 15 e 20 animais.

Sobre os cães da raça Pit-bull, existe uma lei, 16.301/2006, regulamentada pelo Decreto 44.417/2006 para os criadores que não se adequarem a alguns cuidados como por exemplo, o uso de focinheira e a obrigatoriedade do proprietário deste animal ficar a uma determinada distância de escolas.

É importante que o proprietário do cão tenha consciência de ter a posse responsável, não deixando o animal na rua, tomar ainda conhecimento da importância da vacina e dar ao cão também uma alimentação saudável.

Corpo de bombeiros

De acordo com o tenente Hugo, do corpo de bombeiros, está se tornando uma rotina cães pit-bull serem abandonados nas ruas de Montes Claros. – O que acontece é que a pessoa ganha este animal ainda filhote, ele cresce e o proprietário não sabe quais cuidados deve tomar ou não tem condições de criar este animal, sendo assim, eles são soltos nas ruas.

Explica que se o cidadão não tem condições de ficar com o animal, que ele o leve para o Centro de Controle de Zoonoses, pois, é a conhecida carrocinha que faz a apreensão deste animal.

– O corpo de bombeiros só vai em situação que este animal está fazendo algum tipo de ataque a uma pessoa ou outro animal.

Sobre a aplicação de multas, a sargento Elizabeth, salienta que o descumprimento das disposições previstas acarretará ao proprietário a apreensão do animal, e na aplicação de multas no valor de 500 UFEMG (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais) que será cobrada em dobro nos casos de reincidência, quando ocorrer ataque à pessoa pelo animal, será aplicada multa de 1000 UFEMG, dobrada em caso de comprovada lesão corporal e triplicada em caso de lesão corporal de natureza grave.

Fonte: AgroLink



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.