Skip to main content

Papa Francisco contra os maus tratos a animais

30/06/2015

O Papa Francisco, que adotou o nome de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, lançou, na sua recente carta encíclica (um dos documentos mais importantes das Igreja), um apelo extraordinário a cada um de nós, católicos ou não.

Neste documento o Papa começa por dizer que “a indiferença ou a crueldade com as outras criaturas deste mundo sempre acabam de alguma forma por repercutir-se no tratamento que reservamos aos outros seres humanos. O coração é um só, e a própria miséria que leva a maltratar um animal não tarda a manifestar-se na relação com as outras pessoas”.

E continua dizendo que “é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas”.

Terminando com um convite a “todos os cristãos a explicitar esta dimensão da sua conversão, permitindo que a força e a luz da graça recebida se estendam também à relação com as outras criaturas e com o mundo que os rodeia”.

Esta é uma mensagem importantíssima do Papa e que vem ao encontro de uma atual e generalizada preocupação nacional e mundial pelos direitos dos animais.

A sociedade em que vivemos já não admite que tratemos os animais como coisas e exige o fim dos maus tratos e o tratamento digno de todos os animais.

E percebemos que chegamos a um momento decisivo na história quando a principal figura de uma das instituições mais conservadoras do mundo adverte que precisamos de ser mais progressistas no que à defesa dos direitos dos animais diz respeito.

O Papa é sincero, direto e indica o caminho a seguir. Agora depende de nós. Vamos fazer o que nos compete. Por nós e pelos animais.

Por Jorge Ribeiro
Presidente da Direção da Associação Vida Animal



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.