Skip to main content

Os perigos da venda de ração a granel

01/08/2015

As rações vendidas à granel, em sacos abertos ou outros recipientes que mantenham o produto em contato com o ar e que permitam seu manuseio podem ser facilmente contaminadas por fungos presentes no ambiente, como é o caso dos gêneros Penicillium spp., Aspergillus spp., Rhizopus spp. e Fusarium spp. Esses agentes colonizam a ração, especialmente quando a umidade e a temperatura são favoráveis, se multiplicam e produzem micotoxinas.

As rações vendidas à granel, em sacos abertos podem ser facilmente contaminadas

As micotoxinas, quando ingeridas pelo animal, causam intoxicação que pode variar de aguda a crônica, dependendo do tipo e dos níveis ingeridos, bem como da idade e outros fatores inerentes ao animal.

Os sinais clínicos podem se manifestar de várias maneiras, como diminuição do apetite, diarréia, vômitos e hemorragias, assim como hepatotoxicidade e nefrotoxicidade. As micotoxinas também possuem efeito carcinogênico.

Fungos de um mesmo gênero podem produzir diferentes micotoxinas, de acordo com o substrato encontrado. Dentre as várias micotoxinas conhecidas, as aflatoxinas e as ocratoxinas apresentam toxicidade. Elas são produzidas pelos gêneros Aspergillus spp. e Penicillium spp., frequentes nas rações animais.

Além do risco da contaminação causada pelos fungos, o contato com o ar e com a luz resulta ainda na perda de nutrientes da ração. A venda a granel ocasiona também a perda de controle sobre a data de validade do produto.

Dessa forma, recomenda-se que as rações sejam sempre comercializadas em suas embalagens originais, lacradas, livres do manuseio e do contato com o ar, distantes da umidade e poeira. Assim, será possível evitar contaminações por fungos, perda de nutrientes e manter o controle sobre os prazos de validade.

Recomenda-se comprar rações em suas embalagens originais, lacradas.

CUIDE BEM da alimentação do seu bichinho:
* Ofereça uma ração de boa qualidade, com no mínimo, 21% de proteína. Em caso de troca da ração retirar gradualmente misturando a ração oferecida com a nova. Em caso de troca radical o animal poderá ter uma gastroenterite severa, tendo que obter acompanhamento ao veterinário.
* Indicações de alimentação super premium adulto para pequeno, médio ou grande porte; acima de 7 anos iniciar ração sênior. Oferecer 2 vezes ao dia a quantidade correta conforme orientação do fabricante.
* Use comedouros de resina ou inox e lave-os com frequência.
* Mantenha sempre água fresca à vontade, trocando todos os dias. Evite deixar o bebedouro e comedouro em contado com a luz solar e próximo do local que animal defeca e urina.

Fonte: CRMV-SP



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.