Skip to main content

Norte de Minas recebe 400 doses de vacina antirrábica

14/01/2016

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) recebeu, na última nesta terça-feira (12/1), um carregamento de 400 doses de vacina antirrábica humana, que foi liberado para o Governo do Estado pelo Ministério da Saúde. No final do segundo semestre de 2015, a distribuição da vacina em cultivo celular ficou comprometida, porque somente em outubro o Ministério recebeu estoque importado de outros países. Após a chegada do carregamento, o imunobiológico ainda teve que passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para então ser distribuído aos Estados.

Norte de Minas recebe 400 doses de vacina antirrábica

A SRS avalia que, a partir do reinício da distribuição da vacina por parte do Ministério da Saúde, a tendência é que os estoques se normalizarão nos Estados e, consequentemente, também nos municípios. A princípio, as 400 doses de vacina recebidas pela SRS constituirão estoque estratégico para atendimento de pacientes que já estejam em tratamento nos 53 municípios que compõem a área de atuação do órgão. Novos casos de pessoas que venham a precisar do uso da vacina antirrábica continuarão sendo informados pelas secretarias municipais de saúde à Superintendência Regional de Montes Claros, que fará avaliação de cada caso e providenciará a liberação da vacina conforme os critérios do Ministério da Saúde.

O estoque estratégico é importante para garantir o atendimento dos pacientes em situações consideradas graves, entre elas o envolvimento de pessoas em acidentes com animais silvestres, animais domésticos de interesse econômico ou de produção e com cães e gatos que não sejam passíveis de observação ou que morreram, desapareceram ou se tornaram raivosos durante o período de observação.

COBERTURA VACINAL

Durante a campanha de vacinação contra a raiva, realizada no segundo semestre do ano passado, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros atingiu percentual de 104% de imunização de cachorros e 93,10% de gatos. O número de cachorros vacinados superou a estimativa inicialmente prevista e, por isso, os resultados da campanha ficaram acima do que é preconizado pelo Ministério.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros estima que o estoque inicial de 400 doses de vacina é suficiente para atendimento da demanda regional por período de um mês. Por isso, permanece a orientação repassada às secretarias municipais de saúde de observação de cães e gatos envolvidos nas agressões, por prazo de dez (10) dias, visando o uso racional de vacina e soro.

Fonte: JN Notícias



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.