Skip to main content

Município vai intensificar o combate aos crimes ambientais

26/06/2017

O Agrupamento Tático Ambiental deverá potencializar a fiscalização nas áreas de proteção do município, é o que acredita o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), Paulo Ribeiro. O grupo foi criado pelo decreto nº 3528/17, assinado pelo prefeito Humberto Souto, e será constituído em breve para auxiliar a Secretaria de Meio Ambiente no combate às infrações ambientais.

A medida irá unir a SEMMA à Secretaria de Defesa Social, através da Guarda Municipal, para que, em conjunto, possam ser desenvolvidas ações de preservação das bacias hidrográficas, reservatórios, rios e córregos. De acordo com Paulo Ribeiro, a criação do Agrupamento surgiu da necessidade visualizada pelo prefeito Humberto Souto de resguardar as áreas verdes do município, tendo em vista os constantes problemas surgidos nos últimos anos.

“Nem todos sabem, mas o número de invasões em áreas verdes avançou muito, sobretudo na zona rural. Hoje são constantes as perfurações irregulares, as ocupações em beiras de córregos, além do desmatamento irregular, isso sem falar no crescente problema também da poluição sonora”, afirma o secretário.

Paulo Ribeiro explica ainda que, assim que constituído o Agrupamento, serão elencadas as áreas prioritárias de atuação, cujos locais não estarão restritos somente à zona rural. Ele conta que algumas regiões como a do entorno do Pentáurea, serão prioritárias para acompanhamento das equipes.

“Nessa região temos as nascentes de rios como o São Lamberto e o Pacuí, por isso devemos depositar ali uma atenção especial no intuito de evitar o assoreamento destas reservas. É interessante destacar ainda que as equipes irão atuar no sentido de conter também os loteamentos irregulares, que hoje já somam mais de duzentos em todo o município”, completa.

O Agrupamento Tático Ambiental será composto por dezesseis agentes e dois inspetores da Guarda Municipal, devidamente capacitados para atuação na área, com autonomia no combate a infrações tanto na esfera administrativa quanto penal. Em todos os locais, juntamente com os agentes estarão os fiscais ambientais. Os agentes serão designados nos próximos dias para início das atividades.

Por Prefeitura de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.