Skip to main content

Município intensifica combate ao calazar

17/08/2015

Reportagem: G1 – Grande Minas | Bom dia Minas

O Programa de Controle e Prevenção da Leishmaniose, doença conhecida como calazar, conduzido pelo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, em Montes Claros (que possui uma população canina superior a 60 mil animais), será intensificado a partir da próxima segunda-feira (17), estendendo-se até o dia 21, dentro da programação da Semana Nacional de Combate ao Calazar. O objetivo é encoleirar o maior número de cães nas regiões da Vila Mauricéia, Vila Oliveira, Bairro Tancredo Neves, Tiradentes e Santa Cecília.

“O encoleiramento é uma alternativa para evitar o aumento nos casos de calazar”, informa Edvaldo Freitas, coordenador do CCZ, explicando que a coleira, colocada gratuitamente no cachorro, é impregnada de alfa cipermetrina, espécie de inseticida que repele o mosquito-palha, transmissor da doença. “O tempo útil da coleira é de seis meses. Vencido o prazo, o dono do cachorro deve providenciar a sua substituição por outra”, completa Jair Gonçalves, do setor de saúde e educação do CCZ.

VINTE MIL COLEIRAS
O encoleiramento de cães pelo CCZ (não estão incluídos os de rua) teve início no mês passado, na região do Grande Maracanã, após o município ter recebido 20 mil coleiras (Scalibur) do Ministério da Saúde, quando foram encoleirados quase sete mil cães. A segunda fase do programa de controle e prevenção do calazar foi realizada na Conferência Cidade Cristo Rei (Feijão Semeado). Desta vez, mais de 500 animais foram encoleirados.

As ações tiveram sequência no Grande Santos Reis, Jardim Eldorado, Independência, São Judas Tadeu, Monte Carmelo e Cintra. De acordo com o CCZ, o programa continuará em outros bairros da cidade até que se esgotem as 20 mil coleiras enviadas pelo Ministério da Saúde, quando o município deverá solicitar outra remessa.

Fonte: Ascom | Prefeitura de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.