Skip to main content

Mulher é presa com mais de 60 aves em Montes Claros e polícia suspeita de tráfico de pássaros

09/11/2017

Jovem de 18 anos foi presa na manhã desta quinta-feira (9) com pássaros em cativeiro; apreensão faz parte da segunda fase da Operação Ararauna.

Uma jovem de 18 anos foi presa na manhã desta quinta-feira (9), em Montes Claros, suspeita de participar de um esquema de tráfico de pássaros. De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, na casa dela, foram apreendidas mais de 60 aves; a maioria da espécie trinca-ferro.

A prisão acontece na segunda fase da Operação Ararauna. Em 2016, cerca de 600 pássaros foram apreendidos em cidades do Norte de Minas e entregues ao Centro de Triagem em Montes Claros para tratamento e soltura no ambiente.

“Começamos a operação na terça e ela segue até amanhã, sexta. Na ocorrência de hoje, fizemos levantamentos, mediante denúncia, e encontramos os pássaros todos em cativeiro, sem espaço. Um, inclusive, estava morto. A mulher não quis ceder detalhes sobre outras participações do tráfico do Norte de Minas para São Paulo, mas confessou quem um homem vende as aves no outro Estado”, explicou o Tenente da Polícia Militar de Meio Ambiente, Davi Pereira de Oliveira Júnior. A Polícia Civil continua as investigações.

Durante a operação, cerca de 125 pássaros já foram apreendidos em Nova Esperança, Mato Verde, Janaúba, Japonvar e São Francisco. O oficial explica que a espécie trinca-ferro, a mais encontrada, atrai compradores pelo canto e possibilidade de participações em rinhas.

“Cada passarinho é vendido no valor mínimo de R$ 50 e pode chegar em valores ainda mais altos, dependendo da desenvoltura dele. A jovem mora com a avó e assumiu a propriedade das aves sozinha. Além de conduzida para a delegacia, ela será autuada por crimes ambientais”, completa. O tráfico de animais, de acordo com o militar, é o terceiro maior no Brasil; o tráfico de drogas e armas ocupam o primeiro e segundo lugares.

A ocorrência ainda está em andamento e os pássaros apreendidos na operação serão entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Por G1 Grande Minas



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.