Skip to main content

Montes Claros tem 7 mil cães abandonados

12/12/2012

Audiência pública discute ações para conter o mau trato aos animais

Atualmente Montes Claros tem aproximadamente 7.000 cães abandonados em suas ruas, muitos deles com doenças que podem ser transmitidas para a população, conforme alerta do coordenador do Centro de Controle de Zoonose, Edvaldo Francisco e a coordenadora da ONG Apelo Canino, Tatiane Teberges, durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Montes Claros para discutir os maus tratos a animais. A cidade tem atualmente 60 mil cães, sendo que a recomendação do Ministério da Saúde é de um para cada 10 pessoas, ou seja, deveria ter 40 mil cães no máximo.

O mais grave ainda é que a cidade não conta com nenhum abrigo público para receber esses animais. A ONG Apelo Canino montou um abrigo com capacidade para 70 animais, mas esbarra na falta de apoio para o custeio, pois o Poder Público se omite. Agora a Prefeitura quer doar um terreno para ser construído o abrigo pela ONG. O veterinário Eugênio Teixeira, do Instituto Vida Animal e da ONG Apelo Canino, afirma que a construção do prédio não será problema, pois existem muitas empresas interessadas em ajudar. O que preocupa é o custeio do abrigo.

Na abertura da audiência, o professor Délcio Rocha, da UFMG, cobrou a criação da Delegacia Regional de Maus Tratos Animais, que atenderia todo o Norte de Minas; a criação da Diretoria Municipal do Bem Estar Animal, em Montes Claros e a implantação do Conselho Municipal de Proteção e Vida e Bem Estar Animal, que foi criado em 2012, mas até agora sem posse dos conselheiros. Todos comemoram o fim da eutanásia em animais sem doenças em Montes Claros, pois antes de 2012 isso era comum ocorrer.

O coordenador do CCZ, Edvaldo Francisco alertou que o risco de deixar animais doentes nas ruas é muito grande, de transmitir doenças, pois é grande em Montes Claros o índice do vetor da Leishmaniose. Afirma que a partir de 2016 a Prefeitura terá que ofertar a castração dos animais, além da chipagem e que a contratação de duas clínicas para fazer esse serviço é uma grande conquista, além da construção do Centro Cirúrgico Animal. Edvaldo citou que a vacinação desse ano atendeu 54 mil cães em Montes Claros, o que faz estimar uma população de 60 mil animais.

A ameaça de extinção dos carroceiros, em Montes Claros, dominou a reunião, os os participantes pediram que se medisse o impacto social dessa medida, já que são 3 mil pessoas que dependem dessa atividade na cidade e impactaria 12 mil pessoas. Eugênio Teixeira reforçou esse pleito e cobrou uma sensibilização com os carroceiros que mal tratam os seus cavalos.

Fonte: Gazeta Norte Mineira



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.