Skip to main content

Montes Claros tem 13 mil cães e gatos abandonados

02/10/2015

A cidade de Montes Claros tem atualmente 8 mil cães e 5 mil gatos abandonados pelas suas ruas, sem que haja qualquer ação prática para resolver este problema, com total omissão da Prefeitura. A denuncia foi formulada pelo presidente das ONGs Apelo Canino e Jovens Educadores Ambientais, Délcio Rocha, durante audiência pública realizada na manhã de ontem. Segundo o dirigente, nem mesmo o Conselho Municipal para atuar nessa área e criado em 2012, foi empossado, como forma de impedir que haja cobranças e fiscalização. A audiência pública atraiu por mais de 12 pessoas, todas envolvidas nessa causa.

Délcio Rocha se mostra preocupado com a grande quantidade de animais abandonados na cidade

O sargento Fábio Martins Marcelino, do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar salientou que Montes Claros não têm nenhum espaço para receber os animais apreendidos e isso prejudica a ação dos policiais. O risco de doenças, segundo ele, é grande e até mesmo os cães militares tiveram de ser sacrificados por estarem doentes com Leischmaniose. O militar defendeu a proposta de criação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente. Ney Maranhão, do Ibama, explica que o órgão tem o Centro de Triagem de Animais Selvagens, que não podem ser misturados a animais domesticados. Desde 2007 se espera a criação de outro Centro de Triagem.

A professora Cristina Sá explicou que apresentou projeto para uma atuação de educação nas escolas de ensino fundamental, sobre a importância de cuidar dos animais, mas esbarrou no corte de recursos. Ela espera que agora o Ministério da Educação aprove esse projeto. Délcio Rocha, abriga em sua casa 120 gatos recolhidos nas ruas, também cobra a educação ambiental como forma de reverter a situação de abandono dos animais. Ele lamenta a falta de abrigo em Montes Claros para receber esses animais e o desinteresse da classe política.

A ambientalista Lúcia de Fátima Moreira Ribeiro, que abriga em sua casa 12 animais domesticados e já contou com 29 no mesmo espaço, portou faixas de protestos com o descaso com os animais abandonados. Explica que atuava na ONG Amigos do Bicho, criada em 2012, lamenta que haja esta cultura de deixar os animais abandonados e ainda mais a omissão do Poder Público, que nada faz para mudar este quadro. Ela afirma que Montes Claros não tem nada para resolver esse serio problema. (GA)

Fonte: Gazeta Norte Mineira



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.