Skip to main content

Montes Claros sediará Fórum sobre Bem-estar Animal

22/06/2012

Será realizado no próximo dia 12 de julho, na sede da OAB em Montes Claros (Rua Doutor Walter Ferreira Barreto, 154 – Ibituruna) o I Fórum de Políticas Públicas Inteligentes “Bem-Estar Animal e seu impacto na Saúde Pública”. Organizado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e por algumas ONG´s do município (Instituto Vida Animal, Apelo Canino e Instituto de Amparo aos Animais), o evento tem o apoio da Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Minas Gerais e terá como principal palestrante Maria da Graça Dutra, diretora da Secretaria de Saúde de Florianópolis/SC.

“O trabalho que Florianópolis vem realizando com relação aos animais de rua se tornou uma referência para todo o Brasil. Eles deixaram de sacrificar animais sadios e elegeram a esterilização e a vacinação como forma de controlar a população dos animais de rua e impedir a proliferação de doenças transmitidas por estes bichos. Já fazem 7 anos que eles seguem esta linha, e já no segundo ano houve uma redução de 20% da incidência destas zoonoses na população humana”, explica Anne Almeida, gerente de projetos das ONG´s e da UFMG e uma das organizadoras do evento.

Anne destaca que, durante a realização do Fórum, será dada posse ao Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Montes Claros. “A criação do Conselho nasceu de um encontro realizado na Prefeitura de Montes Claros em abril deste ano. Na ocasião, foi feito um pedido para que as ONG´s do município elaborassem três projetos: um Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal; um projeto que adaptasse o CCZ para que possa realizar a esterilização dos animais de rua; e um projeto de Educação Humanitária, a ser implementado em 30 escolas do município, mostrando às crianças a importância de respeitar os animais. Todos os projetos foram elaborados, e a Lei 4520/12, que cria o Conselho Municipal, já foi aprovada pela Câmara Municipal”, esclarece.

Segundo Anne, a criação do Conselho coloca Montes Claros na vanguarda do país na questão do tratamento adequado aos animais de rua. “Será o primeiro Conselho Municipal de Bem-Estar Animal do Norte de Minas, e um dos primeiros do país. Nossa expectativa é que Montes Claros, devido à sua característica de cidade-polo, possa tomar a dianteira e influenciar a região a tratar o assunto da maneira como deve ser feita, de maneira correta, eficiente e levando em conta o bem-estar dos bichos”, afirma.

ZOONOSES
Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, a cidade tem hoje uma população canina estimada em 60 mil cães. Grande parte destes animais vive nas ruas. Joel Fontes, veterinário do CCZ, explica que, atualmente, a Prefeitura vem realizando a eutanásia de animais com leishmaniose para evitar o alastramento da doença. “Estes animais são sacrificados não como uma estratégia de controle da população, mas sim como um controle das doenças. A esterilização das fêmeas, tanto de cães quanto de gatos, é realmente a maneira mais eficaz e adequada de controle da população”, conta.

De acordo com dados do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Montes Claros, em 2010 foram confirmados na cidade 76 casos de leishmaniose tegumentar no município. Destes, 75 foram curados e um infectado morreu, por outras causas. Já no ano de 2011 foram notificados 77 casos. Destes, 68 foram confirmados, com 67 curas e um abandono do tratamento. Os nove casos restantes ainda estão sendo investigados. Este ano, até o mês de junho, foram feitas 29 notificações, com quatro confirmações da doença e o restante ainda em investigação. Os quatro casos confirmados já passaram por tratamento bem sucedido.

Quanto à raiva humana, o último caso notificado em Montes Claros foi em 1989.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o I Fórum de Políticas Públicas Inteligentes “Bem-Estar Animal e seu impacto na Saúde Pública” pode ser feito pela internet, no endereço www.politicaspublicasinteligentes.com. As inscrições são gratuitas, mas para a obtenção do certificado será cobrada uma taxa de R$ 10,00.
Contato para a imprensa: (38) 8802-0297 – Anne.

Montes Claros sediará Fórum sobre Bem-estar Animal

Fonte: Ascom | Prefeitura de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.