Skip to main content

Montes Claros prepara vacinação de 60 mil cães e gatos

08/08/2017

O Centro de Controle de Zoonose realizou, ontem de manhã, a capacitação dos agentes comunitários de saúde que realizarão, a partir do dia 12, a vacinação de 60 mil cães e gatos em Montes Claros. A capacitação foi coordenada pelo médico veterinário Joel Fontes e ocorreu no auditório da Câmara Municipal. De acordo com o veterinário na cidade são apenas 5.000 gatos, enquanto são 55.000 cães. A cidade de Montes Claros está com superpopulação, pois a recomendação é que exista um cão para cada 10 moradores, enquanto Montes Claros tem seis cães para cada pessoa. O grave é que desde janeiro deste ano deixou de ser realizada a retirada dos cães das ruas, pois os dois carros carrocinhas estão quebrados. Para agravar, a castração dos animais, feita em clínicas particulares, está suspensa por falta de animais apreendidos.

Aproximadamente 220 mil cães e gatos serão vacinados nos 53 municípios que estão na jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. No ano passado, Montes Claros teve 53,7 mil animais, Janaúba com 11.859 animais; Rio Pardo de Minas (9.603) e Bocaiúva (8.875). Os demais municípios possuem menos de 8,5 mil animais a serem vacinados. Cada município será responsável pela elaboração da sua programação de Campanha. Por outro lado, além do repasse de orientações, a Superintendência Regional de Saúde disponibilizará as vacinas aos municípios na semana anterior ao início do trabalho em cada localidade.

Na capacitação realizada ontem de manhã, Joel Fontes mostrou que cada vacina custa de R$ 0,30 a R$ 0,50 e, por isso, é importante que cada agente procure evitar os desperdícios. Para exemplificar, ele cita que cada vacina sai ao custo de um pão de sal e por isso, a necessidade de preservação. Citou ainda que a equipe trabalhará com os indicadores do ano passado, mas como Montes Claros está crescendo demais, corre risco de ter aumentado a população de cães e gatos.

Fonte: Gazeta Norte Mineira



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.