Skip to main content

Instituída semana municipal de controle à leishmaniose

10/04/2010

Foi votado em regime de urgência na reunião ordinária da última quinta-feira, 08, na câmara municipal projeto de lei do vereador Valcir Soares (PTB) que institui a semana municipal de controle à leishmaniose.

A Lei Municipal nº4.219 do dia 22 de abril de 2010, que institui a Semana Municipal de Controle e Combate a Leishmaniose, de autoria do vereador Valcir Soares (PTB), aprovada por unanimidade pelos vereadores de Montes Claros e sancionada pelo Prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), foi colocada em prática pela Prefeitura de Montes Claros, através do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. A semana vai ser realizada do dia 22 a 27 de agosto com campanhas educativas em diversos pontos da cidade.

Segundo o vereador, a data será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto e o objetivo do projeto é estimular ações educativas e preventivas, com palestras e debates sobre políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose.

É objetivo desta semana apoiar as atividades organizadas e desenvolver junto à sociedade civil métodos de combate a esta doença. Temos que combater o mosquito e não os cães, estes não têm culpa alguma. Precisa-se de mais estruturas para o trabalho, por exemplo, do centro de controle de zoonoses, onde apenas 16 agentes são os responsáveis por trabalhar nas residências o controle da leishmaniose – afirma.

Valcir fala ainda da necessidade de infundir os avanços técnicos e científicos relacionados à prevenção e ao combate da doença, pois, por mais que as autoridades ligadas à saúde no município não admitam, Montes Claros vive problemas relacionados, não apenas ao calazar, mas, também à dengue. Nos últimos dois anos já foram confirmados 72 casos de calazar no município.

“O centro de controle de zoonoses contava em 2007 com apenas 15 casos desta doença. Só nos três primeiros meses de 2010, já foram confirmados 17 casos, o que é extremamente preocupante”, conclui.

Segundo Regiane Soares Braga, chefe do Setor de Educação em Saúde do CCZ, o evento é para chamar atenção da população para os perigos da doença, também conhecida como calazar, e mostrar as formas de prevenção. A doença afeta os cães e pode atingir os humanos. “Haverá uma extensa programação em torno da Semana, com envolvimento de toda a equipe do CCZ. O trabalho constará de blitz educativas e passeatas. Estandes serão montados em pontos estratégicos da cidade, contendo orientações à população sobre o assunto”, informou.

Programação:

  • Dia 22/08, segunda-feira: Abertura na Praça Doutor Carlos Versiane, às 8 horas. Blitz educativa na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, em frente ao All Time, das 08:30 às 10 horas, com a equipe de servidores do CCZ e soldados do Exército.
  • 23/08, terça-feira: Blitz educativa no semáforo do Bairro Roxo Verde, das 07:30 às 10 horas. Estande no Montes Claros Shopping Center funcionará das 14 às 22 horas.
  • 24/08, quarta-feira: Blitz educativa no semáforo da Ponte Preta, das 10 às 13 horas. Estande no Restaurante Popular, das 9 às 14 horas.
  • 25/08, quinta-feira: Blitz educativa na Avenida Francisco Gaetane, Bairro Major Prates, das 07:30 às 10 horas.
  • 26/08, sexta- feira: Blitz educativa na Rua Dr. Santos, das 07:30 às 10 horas. Estande no Shopping Popular, das 14 às 16 horas.
  • 27/08, sábado: Encerrando a semana de prevenção, passeata às 8 horas, no entorno da Praça Doutor Carlos Versiane, com estande funcionando até às 12 horas.


Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.