Skip to main content

Hospital Veterinário da FUNORTE

29/03/2014

O Hospital Veterinário Renato Andrade, que funciona no prédio do antigo abatedouro de gado Frigonorte, no bairro JK. Completamente recuperado, o que era ruínas deu lugar a uma moderna estrutura que, quando concluída contará com consultórios clínicos, ambulatório para atendimento, bloco cirúrgico para intervenções em animais de pequeno e grande porte, canil, gatil e baias para internamento de grandes animais. O hospital, na área do Campus JK, fará aproximadamente mil atendimentos/mês, com previsão de até 10 cirurgias e 30 consultas diárias.

O hospital é uma unidade de apoio ao Curso de Medicina Veterinária da Funorte e servirá para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.

Nesta primeira etapa já se encontram em funcionamento a recepção, uma loja de pet shop, sala de triagem, além de consultórios clínicos e ambulatório que servirão a pessoas interessadas em cuidar de seus animais de estimação. O coordenador do curso, Daniel Pires, destaca que o Hospital atenderá animais que necessitem de atendimento de urgência e emergência e continuará a parceria com as Ongs que cuidam dos animais em Montes Claros, com a realização de castrações e medicação de cães e gatos.

Além de professores do curso de Medicina Veterinária, os acadêmicos estarão diretamente envolvidos nos atendimentos. De acordo com Daniel Pires, o hospital é o local de estágio, supervisionado por professores, para o acadêmico.

– Atualmente, os estudantes de Medicina Veterinária da Funorte já realizam intervenções cirúrgicas e outros procedimentos em laboratórios específicos no Campus Universitário, sempre auxiliados por professores. A partir de agora, acadêmicos de todos os períodos, mas especificamente aqueles do 7º ao 9º terão suas aulas práticas nas clínicas do novo hospital- ressaltou.

O coordenador salientou que o primeiro hospital veterinário do Norte de Minas é fundamental para Montes Claros e toda região.

– Vale ressaltar que ele também é fundamental para a formação do aluno que acompanhado pelo professor aprende na prática a teoria que recebe em sala de aula.

A Diretora da Funorte, comemorou a inauguração e diz que o Hospital é mais um presente para Montes Claros.

– Nossa cidade não tem um hospital voltado para os animais. Somos parceiros de diversas Ongs amigas e protetoras dos animais e estamos reafirmando nosso compromisso com aqueles que cuidam dos bichos. Desta maneira a Funorte reafirma seu compromisso com a comunidade e assume seu papel de servir enquanto instituição de ensino.

A segunda etapa do hospital deverá ficar pronta no final do ano e contemplará o bloco cirúrgico de pequenos e grandes animais, com sala de raio x e ultra-sonografia.

RENATO ANDRADE – O Hospital Veterinário da Funorte leva o nome de Renato Andrade que foi uma das lideranças mais respeitadas no cenário montesclarense, principalmente no meio rural. Na década de 1970 se destacou como o maior produtor de leite no município. Filho de Bolívar de Andrade e Ilza Oliveira Andrade, Renato herdou do pai, a tradição de pecuarista e de criador de cavalos Manga Larga Marchador, Jumento Pêga e Campolina. Em 2006, Renato Andrade recebeu da Associação dos Criadores de Cavalos Manga Larga Marchador a condecoração de maior criador do estado. Faleceu em 2007, com 80 anos. Deixou a esposa Márcia Graça de Andrade e os filhos Leonardo Andrade e Bernardo Alexandre de Andrade, que seguem a tradição de seus pais.

Fonte: Funorte



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.