Skip to main content

Dono de cão que não recolher fezes nas ruas poderá ser multado

04/05/2016

Foi aprovada ontem na Câmara Municipal de Montes Claros o Projeto de Lei nº 32/2016, de autoria do vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB), que prevê a regulamentação do manejo de dejetos de animais em vias públicas. A proposta chegou a ser analisada há três sessões passadas e voltou para apreciação com redação alterada.

O responsável ou o condutor de cães deverá recolher os dejetos em sacolas plásticas ou jornais e levá-los para o descarte em lixo, exceto lixeiras públicas. O descumprimento levará a advertência verbal e multa. O Poder Executivo Municipal definirá os agentes fiscalizadores e o valor da multa.

Em algumas cidades, a pessoa que não recolher a sujeira de seu animal das ruas pode ser multado. No Rio de Janeiro, a punição para quem não recolhe as fezes dos animais é uma multa de R$ 98. Já em Curitiba, a multa prevista é de R$ 150.

Na foto a princesa da Suécia recolhendo a sujeira de seu cãozinho. Se uma princesa pode fazer isso, com certeza você também pode, né?

Na foto a princesa da Suécia recolhendo a sujeira de seu cãozinho. Se uma princesa pode fazer isso, com certeza você também pode, né?

Muitas pessoas acreditam que recolher o cocô de seus animais é uma obrigação apenas para não sujar a cidade. O que poucos sabem é que as fezes podem transmitir doenças a outros animais e inclusive a humanos.

O risco de contaminação é muito alto quando um animal entra em contato com fezes contaminadas, pois ela contém muitos vírus e diversos vermes intestinais.

Entre as doenças que podem ser adquiridas, está a parvovirose, que é um vírus transmitido pelas fezes de animais que não tiveram a devida vacinação. O tratamento para esse caso é demorado e bastante caro.

Já nos humanos, é possível contrair a giárdia, que é uma zoonose que causa fortes diarreias. Um animal que possui essa doença pode contaminar as pessoas próximas, especialmente crianças pequenas, que têm o sistema imunológico mais fraco.

Para um animal que possui a giárdia, o ideal é tratá-lo corretamente e cuidar também do ambiente, para que não haja contaminação das pessoas ou outros animais da casa.

É imprescindível que sempre que entre em contato com as fezes do animal, lave bem as mãos ou passe álcool gel, que é prático de carregar nos passeios. A vacinação e a vermifugação em dia é essencial para a saúde de todos. Desta forma, recolher a sujeira dos animais mantem a cidade limpa e longe de qualquer risco de contaminação.

Doenças transmitidas pelas fezes caninas:

  • Adenovírus – Uma doença viral em cães que podem danificar o fígado e os rins. Pode causar convulsões, icterícia, sangramento de orifícios e até mesmo a morte.
  • Parvovírus – Uma doença viral que causa vômitos, diarréia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal. Esta doença é particularmente perigosa em filhotes.
  • Giárdia – Um parasita que infeta o trato gastrointestinal e provoca diarréia.
  • Coccida – Um parasita que causa diarréia
  • Tênia – Vermes que vivem fora do trato intestinal causando doenças como vômitos diarréia e anemia.
  • Toxocaríase – Pode causar cegueira, particularmente em crianças que entram em contato com fezes infectadas enquanto estiverem jogando e, inadvertidamente, colocando seus dedos em suas bocas.
  • E-coli – Podem causar infecções do trato urinário em humanos, meningite, peritonite, mastites, septicemia, pneumonia, vômitos severos e diarréia e, em alguns casos, até mesmo morte.


Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.