Skip to main content

Comissão apura maus-tratos contra animais em Montes Claros

13/08/2017

Visita e audiência estão agendadas para sexta-feira (18) e buscam esclarecer ainda eutanásia e descarte irregular.

Motivada por inúmeras denúncias e por postagens nas redes sociais, a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Montes Claros, no Norte do Estado, na sexta-feira (18/8/17).

Às 9 horas, a comissão visita o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1.371, bairro Santa Lúcia II. E às 13 horas, realiza audiência pública na Câmara Municipal, à Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina. Os requerimentos são do deputado Noraldino Júnior (PSC), presidente da comissão.

Segundo informações do gabinete de Noraldino, a denúncias são de que o CCZ estaria recolhendo animais com o pretexto de castrá-los. Mas, na verdade, eles estariam sendo mortos, num processo de eutanásia irregular motivado apenas pelo fato de não haver pessoas responsáveis por esses animais.

Ainda de acordo com o gabinete, protetores se apresentaram como responsáveis e tentaram retirar animais, sem sucesso. Eles fizeram vídeos das denúncias e contaram também que o CCZ não disponibilizou resultados de exames positivos para leishmaniose, outro motivo alegado para a eutanásia.

Outro problema seria o descarte irregular dos animais mortos no aterro sanitário do município. As situações consideradas suspeitas levaram a comissão a acreditar que se trata de uma política para redução da população de animais. As denúncias pararam após o agendamento da visita e da audiência.

Infraestrutura – Durante a visita técnica ao CCZ, a comissão vai averiguar o estado de saúde dos animais ali abrigados, a infraestrutura do local, o modo como são descartados os bichos mortos, os exames realizados para diagnosticar leishmaniose canina e qual o procedimento adotado em relação aos cães que são diagnosticados com essa doença.

A promotora de justiça de Defesa do Meio Ambiente de Montes Claros, Aluisia Beraldo Ribeiro, é convidada para a visita e para a audiência, que vai debater a implementação de políticas públicas de proteção animal nos municípios do Norte do Estado. O prefeito de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto, e outras autoridades políticas e da área de saúde também são aguardados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.