Skip to main content

Coleira protetora é colocada em metade da população canina

16/07/2015

O Centro de Controle de Zoonoses realiza constantemente, em vários bairros da cidade, o encoleiramento de cães para evitar que contraiam a leishmaniose (calazar). A coleira, distribuída gratuitamente, é impregnada de deltametrina (inseticida), produto que repele o mosquito palha, transmissor da doença. Os trabalhos já foram realizados na Vila Mauricéia, Vila Oliveira, Jardim Panorama, bairros Todos os Santos, Tancredo Neves, Santa Cecília e Vila Tiradentes.

Montes Claros é o único município mineiro que assinou a parceria com o Ministério da Saúde para desenvolvimento do projeto-piloto que avalia o potencial da deltametrina, ao lado de mais sete municípios de outros estados brasileiros. No bairro Maracanã houve uma redução de 68% no número de cães infectados e também expressiva redução nos casos humanos. Cerca de 30 mil cães já foram encoleirados na cidade, praticamente a metade da população canina de Montes Claros.

“Eu perdi um cachorro por causa de calazar, numa época em que não havia prevenção sistemática contra a doença. Prevenção é tudo e pelo visto a coleira dá resultado.” Gabriel Brito

“Vários locais já confirmaram a eficácia desta coleira e aqui em Montes Claros não tem sido diferente.” Marília Rocha, veterinária

Fonte: O Norte



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.