Skip to main content

CCZ distribui gratuitamente coleira que repele o mosquito palha

19/08/2015

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, continua realizando em vários bairros da cidade o encoleiramento de cães para evitar que contraiam a leishmaniose (calazar). A coleira, distribuída gratuitamente, é impregnada de deltametrina (inseticida), produto que repele o mosquito palha, transmissor da doença. As ações seguem até o dia 21 e fazem parte da Semana Nacional de Prevenção e Controle da Leishmaniose. Os trabalhos estão sendo realizados na Vila Mauricéia, Vila Oliveira, Jardim Panorama, bairros Todos os Santos, Tancredo Neves, Santa Cecília e Vila Tiradentes.

CCZ distribui gratuitamente coleira que repele o mosquito palha

“A expectativa é de que o Ministério da Saúde envie nova remessa de coleiras ao município para que possamos estender as ações preventivas a outras regiões da cidade. Se a eficácia das coleiras for constatada, essa remessa certamente será garantida pelo governo, considerando que Montes Claros é o único município mineiro que assinou a parceria com o Ministério da Saúde para desenvolvimento do projeto-piloto que avalia o potencial da deltametrina, ao lado de mais sete municípios de outros estados brasileiros”, informa a médica veterinária Marília Rocha, que atua na coordenação da campanha.

EFICÁCIA
Segundo Marília Rocha, as experiências em Montes Claros, iniciadas em julho, já indicam que o produto é eficaz. “São Paulo e Mato Grosso, inclusive, já comprovaram essa eficácia”. A médica veterinária acrescenta que no bairro Maracanã, onde os trabalhos de encoleiramento foram iniciados, os resultados também são bem positivos. “Houve uma redução de 68% no número de cães infectados e também expressiva redução nos casos humanos”.

Marília Rocha diz ainda que nesta primeira fase dos trabalhos a meta é encoleirar 30 mil cães, praticamente a metade da população canina de Montes Claros, utilizando as vinte mil coleiras enviadas pelo governo e mais dez mil do estoque do Centro de Controle de Zoonoses. “A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde merece aplausos. Eu mesmo perdi um cachorro por causa de calazar, numa época em que não havia prevenção sistemática contra a doença”, diz Gabriel Brito, um dos vários donos de cães que procuraram o ponto de distribuição de coleiras na Vila Oliveira para ganhar o produto. “Prevenção é tudo e pelo visto a coleira dá resultado”, finaliza Gabriel Brito.

Fonte: Ascom | Prefeitura Municipal de Montes Claros



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.