Skip to main content

Amor e cuidados não tiram férias

10/12/2016

Não faça deste verão o período mais triste para seu animal de estimação

Época de fim de ano é assim: as pessoas ficam cheias de tarefas. Tem que organizar jantar de Natal, comprar presentes, decidir onde passar as férias, planejar a viagem. Mas aonde vai ficar a mascote que nos acompanha todos os dias e que acaba ficando sem lugar na mala? Muitos acabam abandonados nas ruas da cidade.

Estima-se que Montes Claros tenha mais de dez mil animais errantes, ou seja, vivendo nas ruas. E nessa época o número aumenta. Para evitar essa situação e sensibilizar a comunidade sobre este problema, a Apelo Canino, lança a campanha “Amor e cuidados não tiram férias”.

A intenção é chamar a atenção e a co-responsabilidade da comunidade frente ao abandono de animais, que é crime, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98. Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone da Polícia Militar, o 190.

A Apelo Canino recebe em média 30 pedidos de ajuda ou resgate por dia, sendo mais da metade relacionadas a animais errantes, ou seja, sem um tutor ou responsável. A maioria desses animais permanece na rua, pois o canil da associação, que tem como finalidade oferecer abrigo aos animais que necessitam atendimento médico veterinário, seja por estarem feridos, doentes, terem sido vítimas de maus-tratos, atropelados ou até mesmo envenenados, está LOTADO!

Quando são resgatados, após terem sua saúde restabelecida, serem vacinados e castrados, os animais são disponibilizados para adoção. Atualmente, o local abriga mais de 70 cães a espera de uma família adotante. Saiba mais sobre eles aqui: Cães para Adoção.

Exemplos de Maus-Tratos

  • Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar água e comida diariamente;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Capturar animais silvestres;
  • Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse.

O que é posse responsável?

É um ato de responsabilidade onde, ao adquirir um animal de estimação, é importante que a pessoa saiba que ele vai viver um longo tempo, e não será possível livrar-se dele por causa de uma viagem ou mudança de prioridades. Momentos de ausência ou inviabilidade de permanecer com o animal devem ser previstos e planejados com antecedência, antes mesmo da aquisição ou adoção.

O animal precisa realizar visitas periódicas ao médico veterinário, manter a carteira de vacinação em dia, bem como, periodicamente, tomar banho e dependendo da necessidade, ter seus pelos tosados, e essas ações exigem um planejamento financeiro por parte do tutor. O animal também deve ser alimentado corretamente, ter um espaço adequado e não permanecer acorrentado o dia inteiro.



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.