Skip to main content

Plantas tóxicas: um perigo para seu animal

Sem que donos percebam, os animais de estimação podem engolir algo que não seja saudável, como lixo, produtos de limpeza, remédios e plantas. Os sinais de que alguma coisa está errada sempre aparecem: vômitos, diarreias, dificuldades de andar e letargia. Muitas pessoas desconhecem informações sobre o perigo de consumo de substâncias e produtos nocivos aos pets, que, em algumas situações, pode ser fatal.

De acordo com os resultados da pesquisa, a Dieffenbachia sp, a popular comigo-ninguém-pode, é a primeira da lista em consumo entre cães e gatos. A beleza de suas folhas esconde a toxidade da planta. Os estudos mostram que seu consumo provoca irritação e edema na boca, língua, glote e cordas vocais causando dificuldade para deglutir, além de distúrbios gastrointestinais e renais. A situação, se não tratada em tempo, pode levar à morte do animal.

Os responsáveis pelo estudo sugerem atenção redobrada aos donos dos pets em relação aos tipos de plantas que têm em casa e nas redondezas, pois, de acordo com eles, existem muitas outras, além das identificadas na pesquisa, que podem causar danos aos pets. O ideal é tirá-las do alcance dos animais e prestar atenção ao passear com o cão em ambientes externos. Nos casos menos graves, especialistas explicam que o próprio organismo se encarrega de eliminar o corpo estranho, pelas fezes ou por vômito, sem causar danos à saúde canina. Em episódios mais graves, é aconselhado a levar o animal, com amostra da planta ingerida, imediatamente ao médico veterinário.

O estudo, coordenado pela médica veterinária e professora da USP Silvana Gorniak, culminou em uma lista das plantas em ordem alfabética pelo nome popular, com seus respectivos nomes científicos e os sintomas da toxicidade. Silvana Gorniak é representante titular do CFMV na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC) e na Comissão InterSetorial de Vigilância Sanitária e Farmacoepidemiologia do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Lista das principais plantas tóxicas para animais



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.