Skip to main content

Gripe de cachorro: Saiba quais os sintomas e como prevenir

A gripe de cachorro mais conhecida como gripe canina, tosse dos canis ou traqueobronquite, requer atenção redobrada nos mêses mais frios do ano, pois a queda de temperatura brusca pode facilitar a instalação do vírus ou bactéria em nossos pets. Normalmente filhotes e cachorros com problemas de imunidades são alvos mais fáceis para desenvolver a doença. Veja abaixo alguns sintomas da gripe canina.

cachorro-com-gripe

SINTOMAS DA GRIPE CANINA:

Os sintomas da gripe canina pode ser facilmente confundido com sintomas de outras doenças, mas fique atento caso seu animal apresente, tosse seca com a impressão que está engasgado, espirros e secreções nasais. Em casos que a doença já se desenvolveu a algum tempo, o animal pode aparecer com sintomas como, secreções oculares, febre, fraqueza e desidratação. Se o cachorro não receber os cuidados adequados ele pode entrar em óbito dependo do estágio da doença.

COMO PREVENIR A GRIPE CANINA:

Além do fato da temperatura, os cachorros também podem contrair a doença em ambientes como, hotéis para cachorros, clínicas veterinárias, parques e pet shops, os responsáveis pela gripe são basicamente 2 agentes, o vírus parainfluenza , adenovirus tipo 2 e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Uma das maneiras mais eficientes de proteger seu mascote, é através da vacina contra a gripe canina, que deve ser feita anualmente. Outra maneira de evitar que o seu cachorro contraia a gripe de cachorro, é não deixar que ele fique exposto com outros cachorros, dessa maneira você estará reduzindo as chances de infecção.

gripe de cachorro

Dica: Todo cachorro deve ter uma caminha ou um canil que possua uma boa proteção ao frio, no inverno evite sair com o seu cachorro em horários e dias mais frios. Pode-se também aumentar os intervalos dos banhos nessas épocas para reduzir as chances de um resfriado.

* Esse post é meramente informativo, sempre que tiver dúvidas sobre o assunto, converse com o seu médico veterinário.

Fonte: Bicho de Apê



Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Fale Conosco

Atenção! No momento não estamos realizando resgates solicitados por e-mail ou telefone. Pedimos a gentileza de não insistirem.

Contatos


Qual é o motivo do seu contato? Veja se a sua dúvida está aqui!

Endereços e Telefones

Não divulgamos publicamente o endereço do abrigo. Lamentavelmente
o número de abandonos em nossas portas é alto.

Devido a grande demanda de visitas e ligações estamos fazendo inicialmente o contato somente por e-mail. Obrigado pela compreensão!

Colabore Conosco!

Banco do Brasil
Agência: 0104-x | Conta-corrente: 89292-0

Caixa Econômica Federal
Agência: 3044 | Operação: 013 | Conta Poupança: 17486-6

PagSeguro
Clique aqui para doar usando cartões de crédito, débito em conta ou boleto.